A ortodontia é uma especialidade da odontologia focada em diagnosticar, prevenir, interceptar, orientar e corrigir mordidas ruins criando uma mordida saudável e dentes simétricos ou retos que atendem adequadamente os opostos na mandíbula oposta.
Quando usar aparelho?
A instalação de aparelhos de tratamento odontológico pode ser na infância após o surgimento de um número suficiente de dentes permanentes para a instalação de pilares sobre eles. Portanto, pacientes com problemas na forma dos dentes, oclusão dos maxilares ou problemas funcionais dos dentes, como fala e mastigação, devem ter a ortodontia como a melhor solução para lidar com essas questões.
Os aparelhos ortodônticos são divididos em dois tipos:
1) Ortodontia fixa ou aparelho fixo: este tipo consiste em um conjunto de braquetes e fios que são fixados aos dentes. Suas formas variam de acordo com o material de que são feitos. Por exemplo, são feitos de metal, porcelana ou materiais transparentes, dependendo da área de instalação; eles também podem ser instalados ou fixados na parte de trás dos dentes de uma forma que não pode ser visível para os outros.
2) Ortodontia removível ou aparelho removível: este tipo é frequentemente usado para corrigir a forma de dentes tortos ou defeitos de forma simples resultantes da sucção do polegar. Este tipo tem uma característica distintiva representada na possibilidade de retirar o aparelho tanto para limpeza como para alimentação.
Tratamento com aparelho removível
Este tratamento inicia-se após o tratamento ortodôntico fixo para evitar que os dentes retornem ao seu estado anterior ao tratamento e para manter sua simetria e forma reta final. Também possui dois tipos, um conjunto de aparelho removível que consiste em materiais plásticos e um fio fixo que é colocado na parte de trás dos dentes com um material adesivo.
Dicas e instruções após o tratamento ortodôntico
1) Considerar a higiene bucal e a limpeza dos aparelhos removíveis são importantes para evitar o acúmulo de bactérias dentárias e seus principais problemas como na cárie dentária.
2) Evite tomar refrigerantes ou refrigerantes e alimentos duros, açucarados e pegajosos, como goma de mascar.