A retirada das bolsas de gordura de Bichat, conhecida como Bichectomia, é um procedimento que ganhou popularidade nos últimos anos. O objetivo deste procedimento é obter maior definição para o oval facial e é indicado em pessoas com rosto redondo ou bochechas cheias.
Este procedimento é realizado sob anestesia local, através de pequenas incisões com menos de 1 cm dentro da cavidade oral, uma de cada lado. A duração do procedimento é entre 20 e 40 minutos e requer uma série de cuidados posteriores.
No post de hoje, vamos responder algumas perguntas frequentes sobre este procedimento que está em alta!
Para quem o procedimento é indicado?
Qualquer pessoa que tenha o rosto redondo ou cheio nas bochechas devido aos seus traços genéticos pode se beneficiar da bichectomia. Não é recomendado para pessoas com obesidade, pois o resultado não será muito perceptível.
Também não é indicado em pessoas com tabagismo pesado (deve ser interrompido pelo menos 3 semanas antes), problemas de coagulação sanguínea, gestantes e pessoas com expectativas irreais do resultado.
Quanto à idade, é a partir dos 18 anos que o rosto adquire forma e tamanho adulto, quando é realizado o procedimento. Pode ser feito em conjunto com outros procedimentos como mentoplastia, rinoplastia ou aplicação de ácido hialurônico para alcançar uma harmonia integral do rosto.
Que efeito a Bichectomia pode ter a longo prazo?
Uma dúvida muito comum é o fato de que os tecidos da face “penduram” quando estamos velhos ao realizar a bichectomia.
Para responder a esta pergunta, dois fatores devem ser levados em consideração: número um, a bola de gordura de Bichat tem seis ramificações (não é redonda como você pensa) então na maioria dos casos não é removida em sua totalidade, preserva uma certa quantidade de tecido adiposo.
E em segundo lugar, em nosso meio, os latinos têm tecido celular subcutâneo mais espesso do que os anglo-saxões, ou seja, temos mais gordura sob a pele, então o risco de os tecidos parecerem “pendurados” é mínimo.
Mesmo assim, sempre deve ser feita uma avaliação prévia para definir se o paciente é candidato ao procedimento e, em caso afirmativo, a quantidade de adiposidade que pode ser retirada.
O resultado alcançado com a Bichectomia é uma oval facial mais harmoniosa, as maçãs do rosto se destacam um pouco mais e o queixo e o maxilar ficam mais definidos.
Quais são os cuidados pós-procedimento?
Após o procedimento, o profissional prescreverá medicamentos para ajudar a reduzir a inflamação dos tecidos, bem como um antibiótico para prevenir a infecção.
Sugere-se evitar atividade física intensa e banhos de sol por um período de 7 a 10 dias, embora você possa realizar atividades leves, como trabalhar no escritório ou na escola a partir do dia seguinte.
Você também deve ter uma dieta livre de irritantes como picante, álcool, frutas cítricas, alimentos com muita gordura, alimentos muito duros ou alimentos com sementes.
A ação de “soprar” como encher balões, assobiar deve ser evitada; e a ação de “sorver” como usar um canudo, por 7 dias para evitar complicações. Após uma semana, o cirurgião avaliará as feridas para verificar se elas apresentam um processo de cicatrização adequado.
Para mais informações, deixe seu comentário ou solicite uma consulta de avaliação!